ARAÇUAÍ - NOVO CRUZEIRO

Trecho

Nossa aventura começa em Araçuaí, uma pequena cidade no Vale do Jequitinhonha que abriga a última estação da estrada de ferro, finalizada em 1942.


O trecho de 95km até Novo Cruzeiro passa pelas estações e povoados de Alfredo Graça, Engenheiro Schnoor e Queixada.

Mapa de Cicloturismo Bahia-Minas

PERCURSO ARAÇUAÍ - NOVO CRUZEIRO

VARIAÇÕES DE ALTITUDE DO PERCURSO

Gráfico do Perfil Altimétrico da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas

Araçuaí / Novo Cruzeiro

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO TRECHO

Dados do caminho, tipo de pavimento, elevação e inclinação

Araçuaí - Novo Cruzeiro

Arraste para o lado - ↔️

Dados do Caminho Tipo de Pavimento (média) Elevação Inclinação
Extensão 63 km Calçamento/Asfalto (Área Urbana) 3 % Máxima 600 metros Maxima 13,7%
Dificuldade Esforço Significativo Asfalto (Rodovia) 8 % Média 420 metros Media 2,3%
Tipo de Percurso Linear Estrada de Terra 89 % Mínima 296 metros
Trilha 0 %

DESCRIÇÃO DO ITINERÁRIO E DESTAQUE DO PERCURSO

Araçuaí - Novo Cruzeiro

Partindo da antiga Estação da EFBM em Araçuaí, inaugurada em 1942, seguir em frente pela Av. Antônio Tanure por 800 metros em direção a Francisco Badaró e Novo Cruzeiro. No final da avenida seguir em frente, em asfalto, pela LMG-678 até o trevo.

Chegando no trevo, seguir à direita e manter na LMG por 5,2 km até a saída para Novo Cruzeiro. Nesse percurso, vai atravessar pela ponte no ribeirão Calhauzinho e pelo trevo de acesso ao bairro rural da Baixa Quente. Na saída da rodovia inicia-se o percurso de 20 km em estrada de terra (LMG-678) em direção ao povoado de Alfredo Graça. Logo à frente o percurso seguirá pelo vale do rio Gravatá, passando pela comunidade de Gravatá do Meio.

No caminho há o Bar e Restaurante Costelão Mineiro, a Escola Municipal D. Maria Neiva e o Bar Gravatá do Meio. Continuar na estrada principal até o povoado de Alfredo Graça.

Ao chegar em Alfredo Graça, sair da estrada de terra (LMG-678) e seguir à direita pela rua principal, passando pela igreja, praça e contemplando as características típicas dos vilarejos mineiros.

É possível encontrar bares e mercearias na localidade. Pegar à esquerda na Travessa 13 de Maio, logo em seguida virar à direita na Rua da Estação. Parar na Estação EFBM Alfredo Graça para fotos. A estação foi inaugurada em 1940, mas seu prédio foi finalizado somente em 1942, como inscrito na sua fachada. Mantém suas características originais, mas está em mal estado de conservação.

Da estação seguir em frente até o final da rua. Virar à esquerda e retornar para a LMG-678. Seguir à direita e continuar na via em direção ao povoado de Engenheiro Schnoor.

O percurso até Schnoor tem 17,5 km em estrada de terra com leve ascensão. É possível observar e curtir a paisagem e o relevo do vale do Rio Gravatá. À direita, o rio com suas corredeiras e mata ciliar. À esquerda paredões rochosos cortados para abrigar a antiga ferrovia. Ao chegar no povoado de Engenheiro Schnoor, seguir em frente até a antiga estação.

A Estação da EFBM foi inaugurada em 1930 e recebeu o nome em homenagem ao Engenheiro francês Émile Armand Henri Schnoor, que foi personalidade importante para a construção da ferrovia, principalmente na sua etapa inicial. Restaurada em 2018, funciona como biblioteca pública. O povoado dispõe de posto de gasolina, farmácia e lanchonete, além de local para pouso e refeições por encomenda. 

A partir da Estação Schnoor, seguir por 20 km em direção ao povoado de Queixada, no município de Novo Cruzeiro. Com exceção dos pequenos trechos calçados nos referidos povoados, o percurso é todo em estrada de terra na LMG- 678. Na Estação, seguir pela rua principal até o final do calçamento e prosseguir pela estrada de terra margeando o leito do rio Gravatá. Logo na saída observar antiga caixa d ́água da EFBM e a 5 km, chega-se à ponte na divisa com o município de Novo Cruzeiro.

A ponte foi modificada para o acesso, mas a sua base conserva as características estruturais da antiga ferrovia. Logo após a ponte chega-se na comunidade do Capão. Seguir em frente por 2,5 km, encontra-se outra caixa d’água da EFBM e, adiante (1,6 km) um mirante com bela vista para o rio Gravatá e suas corredeiras.

Prosseguir por 2,5 km até o antigo pontilhão de ferro da barra do rio Lufa. Em seguida (600 metros) uma pequena ponte, conhecida como vaquejador, que permitia a passagem de gado por baixo da linha férrea. Nesse ponto é possível conhecer a Fazenda Sobrado, uma antiga propriedade com produção de cachaça artesanal de alambique e seu velho casarão. Retornar para estrada principal e seguir por ela até a comunidade de Sítio.

Após, prosseguir por 1,5 km até a corredeira da Genoveva e mais 6 km até a Estação de Queixada.

EXPERIÊNCIAS PELA ROTA

Araçuaí - Novo Cruzeiro

Preparamos uma seleção de lugares e pontos de apoio aos ciclistas que pedalarem pela Rota Bahia-Minas. Confira!


Araçuaí - Centro

Estação Arassuai

Não... o nome da Estação não está errado. Era assim a forma como escreviam na época de sua fundação, em 1942.


Embora no trajeto original da Estrada de Ferro ela tenha sido a última edificada, na Rota de Cicloturismo é o nosso ponto de partida, e por isso é lugar ideal para fotos. Mas, caso você decida começar o percurso em Carlos Chagas, e concluir em Araçuaí, tenha certeza que a Estação será o emblemático ponto final da sua jornada. 

Araçuaí - Centro

Museu de Araçuaí & Café com Cultura

Araçuaí está no Vale do Jequitinhonha, e celebra sua cultura e o patrimônio imaterial com destaque para as diversas manifestações culturais e o rico artesanato local. Um dos pontos altos do início do pedal na Rota Bahia-Minas é a visitação ao Museu. Lá você vai se surpreender ao ver a história viva que o espaço conta. Com uma exposição belíssima e bem organizada você fará um passeio de volta ao passado da cidade e do Vale. E, num ambiente descontraído, que fica ainda mais bonito com a luz natural do entardecer, poderá apreciar belas apresentações artísticas e um saboroso café com quitandas e muita prosa boa. 

Para incluir esta atração no seu roteiro solicite mais informações.


Contato: +55 (33) 99929 1274

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 329 - Esplanada – Araçuaí - MG

Aberto à visitação às terças das 14h00 às 16h00.

Demais dia da semana mediante agendamento prévio.

Araçuaí - Comunidade Gravatá

Café da Dona Estael

Ser acolhido na Casa de Dona Estael, simpática senhora sempre muito alegre, é uma das experiências que Araçuaí reserva aos que pedalarem pela Rota.

Na ampla sala de refeições, ao lado da cozinha e do fogão à lenha, ela oferece as deliciosas receitas de família como os bolos de mandioca e milho, as broas, pães caseiros, o queijo artesanal e, claro, o tradicional cafezinho que poderá ser adoçado com rapadura – uma tradição regional.

O atendimento é mediante reserva antecipada. 


Contato: +55 (33) 97173-5095 +55 (33) 9 9947-7632 (fixo da casa. melhor horário para ligar: 07h, 12h e 19h)

Endereço: Rodovia LMMG, 678 - km 20

Araçuaí - Comunidade Alfredo Graça

Mercearia Alfredo Graça

Em Alfredo Graça você terá a sensação de que o tempo por ali parou. O cenário da pequena localidade de interior tem a praça, a Igrejinha, algumas casas simples com as fachadas floridas, e a antiga estação quase em ruínas. 

O ponto de apoio local é Nuno Mercearia. Confira o endereço e telefone


Contato: +55 (33) 3731-7013

Endereço: Praça Prefeito Cantídio Amaral

Funcionamento: das 07h às 18h

Araçuaí - Comunidade Engenheiro Schnoor

Casa de Dona Mariana

Algumas estações da Bahia Minas foram batizadas com os nomes dos profissionais que ali trabalharam. Em Araçuaí isso aconteceu tanto em Alfredo Graça, quanto em Eng. Schnoor. O antigo prédio da Estação foi restaurado e está muito bonito, formando um belo cenário para fotografias. 

O atendimento deve ser solicitado antecipadamente. 


Contato: +55 (33) 99973-384

Endereço:

Atualmente, no local, funciona uma biblioteca, além de salas que a comunidade pode utilizar para suas reuniões e outras atividades. Perto dali, quase ao lado da Igreja, está a Casa de Dona Mariana, outra simpática senhora que acolhe os visitantes para um tópico almoço mineiro com receitas tradicionais feitas no fogão à lenha, acompanhadas de saladas e sobremesa

Novo Cruzeiro - Comunidade de Queixada

Tour Cultural

Estrada de Ferro Bahia Minas

Um lugar bucólico que convida a voltar no tempo da Estrada de Ferro Bahia Minas, que por ali deixou saudades, e se mantem viva na memória dos moradores através do patrimônio ainda preservado.

 

O conjunto histórico da E.F.B.M (Estrada de Ferro Bahia Minas) cria o cenário da região central da comunidade, e pode ser visitado.

A estação, o Museu – que era a Casa do Maquinista, e a antiga Caixa D’água formam o cenário ideal para belas fotos.

Para incluir esta atração no seu roteiro solicite mais informações.


Contato: +55 (33)

Endereço:

Novo Cruzeiro - Comunidade de Queixada

Repentistas da Queixada

Além do passeio histórico, é possível agendar uma apresentação cultural pelo grupo de mulheres repentistas da comunidade.

Com as tradicionais cantigas de roda, elas criam letras que contam o quotidiano e envolvem os visitantes em suas músicas, sempre com a participação especial de algum dos sanfoneiros do município. 


Para agendar a apresentação do grupo e a visita ao Museu faça contato antecipado com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Novo Cruzeiro:


Contato: +55 (33) 99952-2314 - Pensão da Luíza

Novo Cruzeiro - Comunidade de Queixada

Almoço ou Café na Pensão da Luíza

Dona Luíza é uma senhora muito simpática que acolhe os visitantes em sua casa como amigos.


A sua pensão oferece hospedagem simples, e também refeições com o cardápio caseiro de Minas Gerais para almoços e cafés, tudo feito por ela com muito carinho e capricho.



Contato: +55 (33) 99952-2314

Endereço: Rua Principal – Distrito de Queixada, Novo Cruzeiro - MG, 39823-000

Novo Cruzeiro - Comunidade de Queixada

Cachaça Boralina

Visitar a Boralina é como fazer um passeio pela história da cachaça. Desde 1850 a Fazenda Borá produz cachaça artesanalmente, com elevado padrão de qualidade e muita dedicação, o que a tornou conhecida também fora do Brasil. 


Na visita você vai conhecer o patrimônio histórico da Fazenda, que ainda preserva as construções antigas desde o primeiro moinho, o casarão da família e as dornas centenárias. Mas a experiência não pára por aí: o novo alambique merece toda atenção, especialmente pelas inovações que fazem a produção da cachaça acontecer com o menor impacto possível ao meio ambiente.


O tour encerra com uma degustação especial na loja da marca.

Atendimento com reserva antecipada. 


Contato: +55 (33) 98777-5644

Endereço: Fazenda Borá, Área Rural, Novo Cruzeiro - MG, 39820-000

QUEM LEVA

Operadores e Condutores Locais

TRILHAS TURISMO E EVENTOS

Operadora Oficial da Rota Bahia-Minas

Ladainha - MG

Viva experiências incríveis no Vale do Mucuri ⛳

Eventos Esportivos em Ladainha/MG

Credenciada no Cadastur

Selo Turismo Responsável e seguro

Garanta sua reserva agora mesmo 

Condutores locais
Share by: