NOVO CRUZEIRO - LADAINHA

Trecho

Este trecho é marcado pela transição do Vale do Jequitinhonha para o Vale do Mucuri. É o início de um longo declive até o oceano, cujo ponto final é em Caravelas, no Sul da Bahia.

Aqui a paisagem seca da Caatinga, que nos recebeu no primeiro dia, começa a dar lugar à Mata Atlântica e seu verde exuberante.

Um caminho abençoado por belas vistas panorâmicas, paisagens rurais, lagoas e formações rochosas, com muita sombra e água fresca.

Mapa de Cicloturismo Bahia-Minas

PERCURSO NOVO CRUZEIRO - LADAINHA

VARIAÇÕES DE ALTITUDE DO PERCURSO

Gráfico do Perfil Altimétrico da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO TRECHO

Dados do caminho, tipo de pavimento, elevação e inclinação

Arraste para o lado - ↔️

Dados do Caminho Tipo de Pavimento (média) Elevação Inclinação
Extensão 72 km Calçamento/Asfalto (Área Urbana) 10 % Máxima 882 metros Maxima 10,9%
Dificuldade Esforço Significativo Asfalto (Rodovia) 4 % Média 689 metros Media 1,7%
Tipo de Percurso Linear Estrada de Terra 86 % Mínima 453 metros
Trilha 0 %

DESCRIÇÃO DO ITINERÁRIO E DESTAQUE DO PERCURSO

Novo Cruzeiro - Ladainha

O simpático vilarejo de Queixada preserva parte do conjunto arquitetônico da antiga Bahia Minas, como a Estação, a Casa do Agente e a singular Caixa D’água. Há também, uma estrutura simples de apoio ao visitante, como a Pensão e Restaurante da D. Luiza, bares, lanchonetes e mercearias.

Partindo da Estação de Queixada, seguir em frente na estrada de terra (LMG-678) em direção a Novo Cruzeiro, em um percurso de 31,5 km.

Após percorrer por aproximadamente 3 km chega-se à Cachoeira do Sonrisal, local convidativo ao descanso e com piscinas naturais para se refrescar. Saindo desse ponto, continuar na estrada principal por mais 2,5 km até a bifurcação de acesso à Fazenda Bora, uma das mais antigas da região e produtora da famosa cachaça artesanal Boralina.

São 500 metros até o alambique. Ao retornar para o leito da antiga ferrovia, seguir à direita e continuar sempre pela estrada principal (14 km) até o pontilhão de ferro EFBM sobre o rio Gravatá. Ao atravessar a ponte, continuar na principal por mais 10 km até a entrada de Novo Cruzeiro. Prosseguir em asfalto/calçamento por aproximadamente 2,5 km até a Estação Novo Cruzeiro.

Ao chegar na sede municipal, prosseguir pela R. Novaldo A. Barreto, continuar para a R. Inácio Bahia até a Capela São Francisco, seguir em frente e continuar pela R. Jacinto de Carvalho, seguida da Av. Júlio Campos até a praça Sargento Noraldino Rosa, chegando na antiga Estação.

Em Novo Cruzeiro visitar a Estação da antiga ferrovia Bahia Minas. Foi inaugurada em 1924 com o nome de Estação de São Bento. Atualmente está muito bem conservada e abriga uma biblioteca púbica e o centro cultural. Ao lado encontra-se a Casa do Agente da Estação. A cidade tem uma boa estrutura de hospedagem e locais para alimentação. O município é conhecido como Terra da Cachaça, por isso não deixar de experimentar as famosas iguarias produzidas de forma artesanal. Apreciar também os deliciosos biscoitos de goma, queijos, requeijões, entre outros produtos da gastronomia local.

Saindo da Estação, continuar pela Av. Júlio Campos e prosseguir pela R. Pres. Bernardes, seguir pela R. Gualdêncio passando em frente à igreja Matriz de São Bento. Avançar à direita na R. Dr. José Teobaldo Leal até o início do asfalto em direção à Ladainha. São cerca 2,3 km em área urbana. Ao finalizar esse trecho, poderá desviar- se à esquerda do 7 de Ouro Esporte Clube e seguir por 2 km, em estrada rural, para conhecer a Pedra do Quarador. Retornando ao asfalto (rodovia MG-211), prosseguir à esquerda por cerca de 2,6 km até o trevo. Seguir à esquerda na LMG-710, iniciando o percurso em estrada de terra (14 km) em direção à Brejaúba, comunidade localizada em território do município de Ladainha. Este percurso é marcado pelo fim da Rota no Vale do Jequitinhonha e início no Vale do Mucuri, e ainda por belas vistas panorâmicas com paisagens rurais, lagoas e formações rochosas. É marcado, também, pelo ponto com maior elevação da Bahia Minas, 882 metros de altitude, e início do declive até o oceano, no Sul da Bahia.

Em Brejaúba, a Estação da Bahia Minas inaugurada em 1924 encontra-se em razoável estado de conservação, mas preserva suas características originais. Pouco antes de chegar à Estação observa-se uma Caixa D’água da antiga EFBM. Os moradores da pequena comunidade são muito hospitaleiros e adoram uma prosa. Vale a pena conversar sobre a história da antiga ferrovia. Há uma borracharia e bares bem modestos à beira do caminho, caso o cicloturista necessite de algum apoio.

Pedalando a partir da Estação de Brejaúba seguir em frente na LMG-710 (estrada de terra) por aproximadamente 22 km até a Estação de Ladainha. Nesse trecho existem algumas bifurcações, manter sempre na via principal. Após deslocar-se por 4,7 km chega-se à portaria da RPPN Antônio Lopes, na Fazenda Esperança. Continuar por 3 km na via principal até a bifurcação de acesso para a comunidade de Peixe Cru. Há nesse ponto um local para abastecer de água, lanche e experimentar queijos, requeijões e o pão sem fermento da Solange. É um estabelecimento muito simples, conhecido como Parada do Zé da Solange, mas os proprietários são muito acolhedores.

Continue pedalando na via principal em direção a Ladainha. É necessário cuidado por conta de veículos e ônibus que circulam nesse trecho. Após pedalar mais 6 km irá encontrar o Bar Parada Obrigatória (Parada Certa), uma mercearia que oferece “de tudo um pouco”, como bebidas, tira gosto, salgados, pneus e câmaras, além de colar pneus. Seguir em frente, 1,5 km, até alcançar o túnel construído para abrigar a passagem da EFBM. O túnel é um dos destaques da antiga ferrovia, ainda em bom estado de conservação. Utilize lanterna para atravessar o túnel, são 156 metros de comprimento.

Logo após a travessia, vai encontrar uma bela queda d ́água, conhecida como Cachoeira do Túnel, no encontro do córrego Poaia com o rio Bom Sucesso, em meio à mata e utilizada por ciclistas e moradores locais para se refrescarem. Em mais 700 metros após o túnel uma passagem em meio ao paredão rochoso chama a atenção, o local é conhecido como “Corte da Criminosa”. Prosseguir por mais 4 km até a entrada de Ladainha.

Nesse ponto, uma pequena capela dedicada à N. Sra. de Fátima foi improvisada em uma antiga estrutura de caixa d’água da ferrovia e é marcado também pelo início do calçamento. Seguir sempre pela R. Bernardo Passos até o encontro com a R. João Rocha. Neste local observa um conjunto de casas geminadas construídas no período da Bahia Minas, que sofreram muitas alterações em relação ao projeto inicial.

Mais à frente, o prédio da EFBM que abrigava o Cinema, em mal estado de conservação, mas com as características arquitetônicas originais. Virar à esquerda na R. Flaviano Silva e à direita na R.C. até a R. Neofito de Almeida, onde se encontram os prédios da oficina da EFBM. Neste local funcionavam escritórios, almoxarifado e as oficinas de construção e reparo do maquinário da ferrovia. O prédio principal funciona atualmente como Ginásio Poliesportivo, mas mantem a fachada original.

Após fotografias, seguir pela R. Neofito de Almeida e virar à esquerda na Av. Benedito Valadares. Logo à frente, seguir à esquerda para a R. João Soares Alcântara até a Estação da EFBM de Ladainha.

Classificação do Percurso

Grau de Severidade do Meio

Fatores Positivos

• Baixo trânsito de pedestres e veículos motorizados;
  • Presença de lugares habitados como cidades, povoados e comunidades rurais;
  • Baixa probabilidade de exposição a animais potencialmente perigosos como bovinos, cães e peçonhentos;
  • Não há presença de mata-burros ou “mata-ciclista”s.

• Longo percurso – acima de 70 km (Araçuaí/Queixada);
  • Longos trechos de exposição ao sol forte;

1. (  ) Pouco Severo
  2. (x) Moderadamente severo
  3. (  ) Severo
  4. (  ) Bastante severo
  5. (  ) Muito severo

Orientação do Percurso

Fatores Positivos

• Caminho principal bem delimitado – acesso utilizado entre as cidades de Queixada, Novo Cruzeiro e Ladainha;
  • Baixo índice de bifurcações ou cruzamentos;
  • Presença de marcos e monumentos da antiga estrada de ferro (estações, caixas d’água, túnel)

• Inexistência de sinalização – pouquíssimas placas indicativas de trânsito;

1. (  ) Caminhos e cruzamentos bem definidos ou sinalizados
  2. (  ) Caminho ou sinalização que indica a continuidade
  3. (  ) Possui alguns pontos sem sinalização
  4. (x) Possui muitos pontos sem sinalização
  5. (  ) Exige navegação para utilizar trajetos alternativos e não conhecidos previamente

Grau Técnico do Percurso

Fatores Positivos

• Estrada em terreno firme e com poucas irregularidades;
  • Não apresenta grandes inclinações e nem obstáculos que requeiram grande esforço físico;

Fatores Negativos

• Ocorrência de erosões e barro no período chuvoso;
  • Presença de ondulações (costeletas) no período de seca;

EXPERIÊNCIAS PELA ROTA

Novo Cruzeiro - Centro

Pastelaria Central

No centro da cidade de Novo Cruzeiro está localizada a pastelaria, que é amiga do ciclista. Não por menos: o proprietário é apaixonado por pedalar, por isso ele criou o Café do Ciclista – uma refeição especial pensada para quem vai encarar a Rota Bahia-Minas.

Para o atendimento especial é necessário fazer uma solicitação antecipada. Mas se você quiser apenas degustar os pastéis ou a clássica coxinha de frango, basta chegar e estacionar sua bike por ali.

Para incluir esta atração no seu roteiro solicite mais informações.

Contato: +55 (33) 98845-7373

Endereço: Rua Davi Mussi, 35

Novo Cruzeiro - Centro

Estação Novo Cruzeiro

O lugar preservado ganhou vida abrigando a gestão pública municipal nas áreas de cultura e turismo. Junto à praça, é parada obrigatória para fotografar mais uma marcado histórico da Rota Bahia-Minas.

Ladainha - Comunidade Brejaúba

Café da Néia

Um café caseiro com sabores mineiros é servido na varanda da casa de Néia, famosa nas redondezas pelas suas quitandas saborosas. A casa é simples, mas impecavelmente limpa e bem cuidada. Por ali os ciclistas e caminhantes são recebidos com muita atenção e um cardápio de dar água na boca – com bolos, pães, biscoitos, tortas salgadas, e muito mais.

O atendimento ocorre mediante agendamento.

Contato: +55 (12) 99716-9583

Cachoeira do Túnel

Uma das experiências que os ciclistas mais apreciam pela Rota Bahia-Minas é a passagem pelos túneis construídos há mais de um século.

E em Ladainha, além da travessia é possível contemplar a Cachoeira do Túnel e tomar um banho refrescante em suas águas cristalinas.

Ladainha

Walking Tour “Trilhos da Memória”

Ladainha tem um dos mais completos conjuntos arquitetônicos da Rota Bahia-Minas.

O complexo reúne estação, casa do maquinista, oficina, casas de “Turma” (onde vivam os trabalhadores) e outros prédios antigos que podem ser conhecidos e fotografados com um guia local, que conduz o roteiro contando as histórias e memórias dos tempos da Estrada de Ferro.

Ghost Tour

O passeio noturno é opção para fugir dos dias de calor, e também para ouvir algumas histórias, causos e lendas dos tempos da Bahia Minas que ainda permanecem no imaginário dos moradores mais antigos de Ladainha.

Atração com agendamento prévio através da empresa Trilhas Turismo e Eventos.

Contato: +55 (33) 99996-9042

Cachaça Buraco de Curral

Você encontrará o sabor da cachaça artesanal de Ladainha na loja da marca, no centro da cidade, ou para atendimento a grupos com a condução do proprietário numa degustação orientada que vai conquistar seu paladar.

Atendimento somente com agendamento.

Contato: +55 (33) 98863-8743

Endereço: Rua da usina 415

Trilhas e Trekking pela APA do Rio Mucuri

Que tal incluir no seu roteiro as trilhas e trekking pela Área de Preservação Ambiental do Rio Mucuri, a Pedra de Ladainha e outras atrações naturais do município?

São várias opções de passeios com a condução e todo suporte de guias locais.

Para incluir esta atração no seu roteiro solicite mais informações.

Trilhas Turismo e Eventos:

Contato: +55 (33) 99996-9042

Recanto Florecer - Gastronomia e Viola

O simpático casal Dácio e Durce acolhe os visitantes no seu pequeno pedaço de paraíso – a propriedade junto ao Rio, com a Pedra de Ladainha ao fundo, onde cultivam plantas ornamentais e oferecem serviço de alimentação e hospedagem.

A gastronomia é um dos talentos de Durce, que prepara cafés, almoços e jantares com cardápio variado, e a música fica por conta de Dácio, violeiro e compositor que encanta os turistas. Além disso, o local oferece dois quartos para hospedagem, com café da manhã.

Atendimento com reserva antecipada

Contato: +55 (33) 98821-2540

Endereço: Rua da Usina, 2995

QUEM LEVA

Operadores e Condutores Locais

TRILHAS TURISMO E EVENTOS

Operadora Oficial da Rota Bahia-Minas

Ladainha - MG

Viva experiências incríveis no vale do mucuri ⛳

Eventos Esportivos em Ladainha/MG

Credenciada no Cadastur

Selo Turismo Responsável e Seguro

Garanta sua reserva agora mesmo