Trecho

VARIAÇÕES DE ALTITUDE DO PERCURSO

Gráfico do Perfil Altimétrico da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO TRECHO

Dados do caminho, tipo de pavimento, elevação e inclinação

Arraste para o lado - ↔️

Dados do Caminho Tipo de Pavimento (média) Elevação Inclinação
Extensão 56 km Calçamento/Asfalto (Área Urbana) 19 % Máxima 653 metros Maxima 16,7%
Dificuldade Esforço Significativo Asfalto (Rodovia) 3 % Média 399 metros Media 2,7%
Tipo de Percurso Linear Estrada de Terra 78 % Mínima 268 metros
Trilha 0 %

DESCRIÇÃO DO ITINERÁRIO E DESTAQUE DO PERCURSO

Poté - Teófilo Otoni

O trecho da Rota de Cicloturismo compreendido entre as Estações de Valão (Poté) e Aliança (Teófilo Otoni) escapa do leito da Estrada de Ferro Bahia Minas desativada em 1966. A busca por um caminho alternativo justifica-se para evitar riscos de trânsito do pedal na rodovia MG-217, que segue o traçado original da antiga ferrovia. Outro motivo é relacionado à barragem do Rio Todos os Santos da Copasa, edificada em 2012, que interceptou parte da estrada de ferro. Dessa forma buscou-se um trajeto alternativo utilizando estradas rurais e regressando ao traçado original da EFBM próximo à Estação de Aliança.

Iniciando o pedal na Estação de Valão (inaugurada em 1918), seguir à direita na R. José Santana, virar à esquerda e continuar na R. Sebastião Gonçalves Pena até o final, passando pela Igreja local e alcançando uma estrada não pavimentada.

Continuar em frente no cruzamento com a R. Edmilson Edmundo de Souza e prosseguir em estrada rural por mais 5,4 km, regressando à rodovia MG-217. Nesse trajeto, atenção aos mata-burros e bifurcações. Ao aproximar da rodovia, especial atenção a uma pequena ponte sem guarda corpo e cuidado com o mata- burro com trilhos perpendiculares ao sentido de circulação. Este tipo de mata- burro é conhecido como “mata-ciclista” ou mata biker.

Chegando na rodovia, seguir à direita e continuar por 1,6 km até a Escola Estadual Cabeceira de São Pedro. Deixar a rodovia e seguir à direita em direção à barragem da Copasa. A 0,2 km da escola, depara-se novamente com outro “mata-ciclista”. Seguir sempre na estrada principal e muita atenção às várias bifurcações e mata-burros presentes na via rural (ver planilha de navegação). São 9,3 km da rodovia até a barragem.

Ao chegar na barragem, apreciar a paisagem e o belo lago formado no Rio de Todos os Santos. Atravessar no alto do vertedouro da barragem e seguir à esquerda sentido portaria e logo virar à direita, continuar no calçamento até a guarita de segurança da Copasa, onde se tem uma bela vista da represa. Deste ponto até a Estação Aliança são mais 2,8 km. Seguir em estrada de terra passando pelos dois belos túneis da Gangorrinha. Logo a frente, as ruinas da pequena Estação Aliança e, também, as ruínas de um casarão localizado a poucos metros chama a atenção por sua imponência.

Partindo da Estação Aliança, seguir em frente em direção a Teófilo Otoni. Esse trecho é formado por 4,2 km em estrada de terra até o início da área urbana, no bairro Turma 38. Desse ponto até a área da antiga Estação de Teófilo Otoni são mais 3,1 km. Seguir sempre em frente pela R. Júlio Costa até a Praça dos Ferroviários, continuar à direita pela R. José Cirino até a rodovia BR-116 (Rio- Bahia). Fazer a travessia da rodovia com especial atenção e seguir novamente pela R. Júlio costa atravessando o histórico pontilhão da EFBM sobre o Rio Todos os Santos.

Continuar na R. Júlio Costa até a R. Elói Martins, virar à esquerda e logo à direita na Av. Laender, chegando ao local onde existiu a Estação Ferroviária de Teófilo Otoni, hoje o terminal rodoviário.

A Estação Ferroviária de Teófilo Otoni foi inaugurada em 1898 e demolida tempos depois. A cidade guarda poucos, mas importantes resquícios dos tempos áureos da Bahia Minas, como o pontilhão, a primeira locomotiva Poxixá e o Museu da Associação Cultural dos Ex-ferroviários da EFBM. Além do patrimônio da extinta ferrovia, o município possui outros atrativos turísticos relacionados às pedras preciosas, à cultura e à natureza local.

A Capital das Pedras Preciosas, como a cidade é conhecida, também oferece iguarias da gastronomia regional. A carne de sol com mandioca é o destaque entre outros produtos da culinária típica, como a farinha de mandioca, as cachaças, o queijo, o requeijão moreno. Tudo isso pode ser degustado nos diversos bares, restaurantes e lanchonetes da cidade ou encontrados no Mercado Municipal.

A cidade dispõe ainda oferta diversificada de meios de hospedagens, transporte e serviços de apoio aos visitantes e cicloturistas.

Partindo da rodoviária de Teófilo Otoni, seguir em frente na Av. Leander em direção ao distrito de Pedro Versiani. Continuar pela Av. Dr. Luís Boali, virar à direita e continuar na R. Padre Virgulino até a R. Engenheiro Argôlo. Prosseguir pela R. Floriano Peixoto até a Praça da Bíblia, seguir à esquerda na R. João Lopes da Silva, continuar novamente pela R. Floriano Peixoto até o final do calçamento, entre a Cerâmica Santa Clara e a Estação de Tratamento da Copasa.

São aproximadamente 7 km desde o Terminal Rodoviário. Seguir na estrada de terra por 3 km até a Fazenda Poton, onde sediou-se a antiga Estação da EFBM de Cantinho, que foi demolida após extinção da linha férrea. A 0,7 km à frente está a ruina da antiga ponte da EFBM, construída com grandes blocos de rocha.

Em seguida, pedalar por mais 0,9 km até chegar as casas da Turma 36. Passando pelas casas, continuar por 4,5 km até o local da extinta Estação de Itamunheque. Não há vestígios e ruinas da antiga estrutura. Prosseguir por 2,5 km, chega-se ao ponto onde havia a Estação de Planície, que também foi demolida.

Ficar atento um pouco antes de chegar nesse ponto, pois há uma “mata-ciclista”.

Seguir em frente por mais 8,2 km até a Caixa D’água da EFBM, utilizada para o abastecimento das caldeiras das locomotivas movidas à vapor, e mais 2,1 km até a Estação de Pedro Versiani, inaugurada em 1897. Segundo dados históricos, o nome do povoado foi dado em homenagem a Pedro José Versiani, engenheiro fiscal da linha.

Classificação do Percurso

Grau de Severidade do Meio

Fatores Positivos

• Presença de lugares habitados como povoados e comunidades rurais; B
  • Baixa probabilidade de exposição a animais potencialmente perigosos como bovinos, cães e peçonhentos;

Fatores Negativos

• Longos trechos de exposição ao sol forte;
  • Probabilidade de exposição a animais potencialmente perigosos como bovinos, no trecho entre Valão e Teófilo Otoni;
  • Trânsito de pedestres e veículos motorizados em Teófilo Otoni;
  • Presença de mata-burros ou pontes sem guarda corpo.

1. (x) Pouco Severo
  2. (  ) Moderadamente severo
  3. (  ) Severo
  4. (  ) Bastante severo
  5. (  ) Muito severo

Orientação do Percurso

Fatores Positivos

• Caminho principal bem delimitado na área rural;

• Inexistência de sinalização – pouquíssimas placas indicativas de trânsito;
  • Alto índice de bifurcações ou cruzamentos;

1. (  ) Caminhos e cruzamentos bem definidos ou sinalizados
  2. (  ) Caminho ou sinalização que indica a continuidade
  3. (  ) Possui alguns pontos sem sinalização
  4. (x) Possui muitos pontos sem sinalização
  5. (  ) Exige navegação para utilizar trajetos alternativos e não conhecidos previamente

Grau Técnico do Percurso

Fatores Positivos

• Estrada em terreno firme e com poucas irregularidades;
  • Não apresenta grandes inclinações e nem obstáculos que requeiram grande esforço físico;

Fatores Negativos

• Ocorrência de erosões e barro no período chuvoso;
  • Pequeno trecho em rodovia asfaltada e alto tráfego de veículo motorizado;
  • Longo trecho em área urbana pavimentada (Teófilo Otoni)

1. (  ) Muito fácil tecnicamente

EXPERIÊNCIAS PELA ROTA

Poté - Comunidades Valão e Valãozinho

Natureza Viva - Almoço Caseiro

Ainda na Rota Bahia-Minas em Poté, inclua no seu roteiro paradas para fotos em Valão – na antiga estação da Ferrovia, e em Valãozinho – com a paisagem bucólica das suas casinhas e Igreja. Programe o almoço no Restaurante Natureza Viva, da Cristina. O lugar é simples, e oferece comida caseira.

Consulte disponibilidade e solicite atendimento antecipadamente.

Contato: +55 (33) 99842-3432

Endereço: Rua Francisco de Sá

Teófilo Otoni - Centro

Gastronomia

Teó oferece várias opções de gastronomia, com diversos restaurantes e bares para todos os gostos. Desde a tradicional carne de sol, pescados dos rios da região, a cozinha mineira, até a comida de boteco, e sem esquecer as confeitarias e padarias, ao chegar na cidade consulte todas opções indicadas no Guia Visite Teó.

Praça Tiradentes

Que tal conhecer e comprar as famosas gemas brutas e lapidadas que deram o título à cidade de “Capital Mundial das Pedras Preciosas”? Estes minerais podem ser encontrados nas bancas e com os corretores autônomos que ficam na Praça.

Outra atração deste espaço são os simpáticos bichos-preguiça, que habitam as copas das árvores, e vez por outra são vistos e até descem para fazer a alegria de moradores e turistas.

Além disso, a “Tiradentes” também guarda outra relíquia do passado da região: a Poxichá. Trata-se da primeira locomotiva que puxava os vagões da Ferrovia Bahia Minas – ponto de parada obrigatório para fotos.

Teófilo Otoni - Bela Vista

Feira Coberta do Mercado Bela Vista

A feira é uma tradição em Teófilo Otoni. Desde frutas, legumes, verduras, passando pelas farinhas, urucum e outras especiarias, queijos, embutidos, flores, artesanato e toda variedade de produtos das comunidades rurais da cidade impressionam os visitantes.

Além do tradicional pastel de feira, você também poderá degustar a deliciosa carne de sol preparada no local.

Endereço: Rua Elias Simões, 20 - Bairro de Fátima (ao lado da Farmácia Indiana 24 Horas)

Funcionamento:

A feira: sextas-feiras, das 05h às 18h e, aos sábados, das 05h às 13h

O restaurante: segunda à sábado, das 07h às 23h e, aos domingos 07h às 16h.

Teófilo Otoni - Turismo Rural

Fazenda Jurema

Sunset, café rural ou piquenique

Charme, estilo vintage, hospitalidade autêntica e muitos sabores mineiros!

Você gostaria de curtir um final de tarde debaixo de muitos cacaueiros degustando queijos artesanais, burrata, creme de queijo, pães de fermentação natural, méis e geleias e deliciosos caldos? Ou saborear um maravilhoso café rural mineiro? Mas, se você gosta de piquenique, a Fazenda Jurema também é o lugar certo. E para completar, você poderá levar os queijos artesanais e iogurtes para sua casa! Gostou?

Então saiba mais e solicite o atendimento com reserva antecipada.

Contato: +55 (33) 99977-6820 / +55 (33) 99920 6820

Endereço:

QUEM LEVA

Operadores e Condutores Locais

TRILHAS TURISMO E EVENTOS

Operadora Oficial da Rota Bahia-Minas

Ladainha - MG

Viva experiências incríveis no vale do mucuri ⛳

Eventos Esportivos em Ladainha/MG

Credenciada no Cadastur

Selo Turismo Responsável e Seguro

Garanta sua reserva agora mesmo