TEÓFILO OTONI - CARLOS CHAGAS

Trecho

Agora, nossa meta é chegar em Carlos Chagas, pedalando cerca de 130km, o maior trecho de toda rota. É um belíssimo caminho margeando o Rio Todos os Santos que contempla uma diversidade de paisagens.

Mapa da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas

PERCURSO TEÓFILO OTONI - CARLOS CHAGAS

VARIAÇÕES DE ALTITUDE DO PERCURSO

Gráfico do Perfil Altimétrico da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO TRECHO

Dados do caminho, tipo de pavimento, elevação e inclinação

Arraste para o lado - ↔️

Dados do Caminho Tipo de Pavimento (média) Elevação Inclinação
Extensão 110 km Calçamento/Asfalto (Área Urbana) 5 % Máxima 332 metros Maxima 7,2%
Dificuldade Esforço Intenso Asfalto (Rodovia) 11 % Média 216 metros Media 1,1%
Tipo de Percurso Linear Estrada de Terra 77 % Mínima 156 metros
Trilha 7 %

DESCRIÇÃO DO ITINERÁRIO E DESTAQUE DO PERCURSO

Teófilo Otoni - Carlos Chagas

O percurso entre Pedro Versiani e Carlos Chagas é marcado por trechos em área urbana (5%), rodovia (10,5%), trilha (7,4%) e a maior parte em estradas de terra em áreas rurais (77,2%). É um belíssimo caminho margeando sempre o Rio Todos os Santos e contemplando uma diversidade de paisagens rurais.

Trecho Estação Pedro Versiani / Estação Bias Fortes

Iniciando o pedal na Estação de Pedro Versiani, seguir em frente na R. Bahia e Minas por 0,6 km até o trevo da BR-418. Virar à direita na rodovia em direção à Carlos Chagas e continuar por 7,8 km até o acesso à comunidade de Canabrava.

Esse trecho merece especial atenção ao trânsito de veículos em alta velocidade e acostamento em mau estado de conservação. Na altura do trevo de acesso ao povoado de Brejão a Rota de Cicloturismo escapa do traçado original da EFBM, continuando na BR-418 até a comunidade de Canabrava.

Ao sair da rodovia, seguir em estrada de terra (1,8 km) retornando para o leito da Bahia Minas. Seguir à direita e continuar por 1,9 km até a Estação São João. A Estação inaugurada em 1926 ainda está de pé, mas abandonada e em ruínas. Ao lado da Estação observa- se as Casas da Turma. Continuar em frente até a Estação de Bias Fortes.

Atenção

No trecho entre a BR-418 até a Estação de Bias Fortes existem 17 porteiras e 14 mata-burros, sendo 12 com trilhos perpendiculares ao sentido de circulação (“mata-ciclista”). Há também um curral, com porteiras trancadas, que intercepta o leito da ferrovia.

Segundo moradores locais, o proprietário dificulta a passagem pela propriedade. É preciso solicitar ao caseiro/vaqueiro para abrir o cadeado. Há também um trecho de trilha, de 8,1 km que segue o leito original da EFBM, que inicia na propriedade do Luciano Lins.

A trilha é acessível aos caminhantes e cavaleiros. É necessário fazer a manutenção retirando o excesso de vegetação em todo trecho e eliminando alguns pontos com erosões. Ao final dessa trilha, continuar em estrada de terra em boas condições de uso por 7,2 km até a estrada de acesso principal ao povoado de Bias Fortes.

Nesse ponto há a ruina de uma ponte da EFBM sobre um riacho.

Rota Alternativa

Caso a Rota de Cicloturismo não se viabilize no leito original da EFBM, uma alternativa poderá ser traçada. Saindo de Pedro Versiani, seguir pela BR-418 sentido Carlos Chagas por 13,8 km até o acesso principal para o povoado de Bias Fortes. Pegar à esquerda e continuar por estrada de terra por mais 13,2 km até a ruína da ponte da EFBM. Continuar por mais 1 km até a Estação de Bias Fortes. Então, do trevo de Pedro Versiani até Bias Fortes totalizando 28,6 km.

Trecho de Bias Fortes e Francisco Sá

A Estação de Bias Fortes foi inaugurada em 1897 e está localizada em Crispim Jaques, distrito de Teófilo Otoni. Além da Estação, observa-se algumas construções com características arquitetônicas que remetem aos tempos da EFBM. Iniciar o pedal na Estação, seguir em frente em direção ao povoado de Francisco Sá, no município de Carlos Chagas. São 17,4 km até o destino, sempre em descida suave e estrada de terra em boas condições, com pouco movimento de veículos.

Deve-se ter especial atenção à ponte de madeira sem guarda-corpo, logo na saída de Crispim Jaques, e a sequência de 07 mata-burros com trilhos perpendiculares ao sentido de circulação, conhecidos como “mata-ciclista”.

O trecho segue margeando o leito do Rio Todos os Santos e a aproximadamente 3 km após a partida, há uma pequena corredeira, cercada por um lajedo, onde os moradores locais se refrescam e se confraternizam nos finais de semana.

O trecho é beneficiado também, com uma diversidade de paisagens rurais. São muitas as propriedades de criação de gado, como a Fazenda Primavera.

Trecho de Francisco Sá a Mangalô

O charmoso povoado de Francisco Sá chama a atenção por suas ruas limpas e praça ampla e bem cuidada. A praça principal acolhe a bela e bem conservada Estação da Bahia Minas, inaugurada em 1986. Há também uma Caixa D’água da EFBM, com estrutura diferenciada e bem conservada. Na localidade é possível encontrar bares e mercearias que servirão de apoio ao Cicloturista.

Partindo da Estação, seguir em frente em direção à Presidente Pena. Pedalar por 0,6 km em calçamento e seguir por 18 km em estrada de terra em boas condições de  circulação e acompanhando o Rio Todos os Santos até alcançar a Estação de Mangalô. No caminho é possível avistar algumas formações rochosas (inselbergs) dispersas na paisagem. Uma placa indica o acesso à Comunidade Quilombola de Marques.

Destaca-se também as propriedades com seus rebanhos de gado de corte, confirmando a fama do município de ser a “Capital do Boi”.

Ficar atento nas bifurcações, mantendo sempre na estrada principal. Ao chegar na localidade, encontra-se uma pequena estação abandonada em área rural, a de Mangalô. Apenas algumas casas de turma ao seu lado.

A singela Estação foi inaugurada em 1926.

Trecho Mangalô a Presidente Pena

Partindo da Estação de Magalô, seguir pedalando em frente em direção ao povoado de Presidente Pena. São 15,2 km de extensão. Assim como o trecho anterior, o caminho segue margeando o Rio Todos os Santos em estrada de terra em boas condições de circulação.

A estrada é larga, mas atenção às pontes de concreto sem guarda-corpo. As grandes fazendas de criação de gado e as paisagens rurais também são presentes. Ao chegar em Presidente Pena, seguir pela Rua Estanislau Dantas, continuar pela Av. Olga Prates até a Estação da EFBM.

Trecho Presidente Pena a Carlos Chagas

A Estação de Presidente Pena foi inaugurada em 1895 com o nome de Todos os Santos, em referência ao rio que a ferrovia acompanhava em sentido a Teófilo Otoni. Mais tarde o nome foi alterado e atualmente, o prédio encontra-se em precário estado de conservação. O distrito tem uma razoável estrutura de apoio como mercearias, bares, lanchonetes, padarias, entre outros.

Saindo da Estação, seguir na rua principal e continuar por estrada de terra em direção a Carlos Chagas, são 18 km de distância. Após pedalar por um pouco mais de um quilômetro, avista-se o encontro do Rio Todos os Santos com o rio Mucuri. A partir de então, o trajeto da Rota passa a acompanhar o Rio Mucuri até o sul da Bahia, importante curso d’água que banha a bacia hidrográfica de mesmo nome. Vale lembrar que a Rota de Cicloturismo e a EFBM está presente na cabeceira do Mucuri, formada pelos rios Mucuri do Norte e Mucuri do Sul nos municípios de Ladainha e Poté.

A Rota de Cicloturismo seguirá o trajeto original da Bahia Minas, exceto no trecho onde se inicia o asfalto.

A Bahia Minas seguia o leito do Rio Mucuri, na Fazenda Guanabara. Hoje não existe acesso ao local que deixou de ser utilizada em função da estrada pavimentada. O pedal segue por 3,7 km no asfalto até a entrada de Carlos Chagas.

Ao chegar na sede municipal, virar a primeira rua à esquerda nominada de Corredor Turma. Ao final dessa rua, está o acesso para a sede da Fazenda Guanabara. Antes da fazenda, seguir à direita na R. Cel Álvaro Faria Vieira, retornando então ao antigo leito da Bahia Minas e do Rio Mucuri na área urbana de Carlos Chagas.

Continuar pela referida rua até a Praça da Academia. Virar à esquerda e seguir pela R. Cel. João Gomes Eusébio, continuar pela Av. Cap. João Pinto até o Fórum da cidade. Este é o local onde existia a antiga Estação da EFBM.

EXPERIÊNCIAS PELA ROTA

Teófilo Otoni - Comunidade Pedro Versiani

Pé da Roça – Pedal e Paladar

Ao seguir viagem para Carlos Chagas pela Rota Bahia-Minas programe a parada no Distrito de Pedro Versiani e faça fotos na antiga estação no centro da comunidade local. Mas, imperdível mesmo é conhecer a coleção de bicicletas antigas no Pé da Roça Pedal e Paladar.

Você poderá fazer a visita acompanhado do proprietário e colecionador, e ainda almoçar ou lanchar à sombra de vários pés de manga.

O local também oferece espaço de lazer e estrutura para atendimento a grupos.

Consulte as opções e faça sua reserva.

Contato: +55 (33) 99950-1669 / +55 (33) 99963 4087

Endereço:

Carlos Chagas - Comunidade Francisco Sá

Comunidade Francisco Sá

Uma viagem ao passado...

Em Francisco Sá está localizada uma das mais belas estações da E.F.B.M. Além disso, todo entorno da comunidade é um convite para você desacelerar e curtir a paisagem bucólica do lugar. Ali o jeito de viver pacato dos moradores envolve os visitantes numa atmosfera tranquila e bonita. Pare para descansar e fotografar, e fique um pouco mais... não tenha pressa.

Na comunidade você poderá degustar a Mate-Cola, bebida muito comum da região, no Bar da Dona Nair, próximo da Estação, e aproveite para conversar um pouco com ela, que atende os clientes no balcão do antigo “secos e molhados”.

Se quiser fazer um lanche, tomar café ou almoçar, solicite atendimento no Bar de Vanuza Gomes, que oferece pratos caseiros e da cozinha mineira, como o tropeiro e o frango com quiabo. Ela atende diariamente, mas é necessário fazer contato antecipado para reservar.

Contato: +55 (33) 99934-2099

Carlos Chagas - Comunidade Francisco Sá

Feirinha de Produtos Locais

Se a sua viagem pela Rota Bahia-Minas for em grupo, é possível solicitar o atendimento da Feirinha de Produtos Locais junto da Estação.

Os moradores oferecem quitutes saborosos, artesanato e produtos rurais.

Informações e agendamentos

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Contato: +55 (33) 3624-1550

Carlos Chagas - Apresentações Artísticas

Música e Teatro com o Grupo Dramédia

Imagine-se voltando no tempo, para as décadas de 1950 e 1960.

Numa estação antiga, ainda preservada, você encontrará jovens vestidos como naquele tempo... eles o levarão numa viagem de trem.

Contarão e cantarão a história da Estrada de Ferro Bahia Minas, trazendo à memória o saudosismo e a emoção que ainda vive nos corações dos moradores de Francisco Sá. E essa é, sem dúvida, umas das experiências mais marcantes que você vai viver em toda a Rota.

O Grupo Dramédia é formado por jovens artistas de Carlos Chagas, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura. Por isso é importante agendar a apresentação com antecedência.

Obtenha mais informações sobre o grupo e valores através dos telefones:

Contato: +55 (33) 99172-1624 / +55 (33) 99134-153

Carlos Chagas - Comunidade Mangalô

Fazenda Rancho Barracão

Experiência Rural

Uma fazenda antiga que valoriza a história de quatro gerações da Família Tomich, cujos imigrantes vieram da Croácia para o Brasil, é uma experiência imperdível na Rota de Cicloturismo Bahia-Minas. A ampla e bela casa da fazenda é detalhadamente decorada pela arte e criatividade da simpática Adnábia, que recebe sorridente os visitantes como amigos. Além disso, seu esposo, Ivan, elabora a Misteriosa – cachaça artesanal, que também pode ser degustada no local.

Nas amplas varandas que cercam o casarão é servido o delicioso almoço ou café para grupos com reserva antecipada. Além disso, é possível fazer um passeio pela propriedade até as águas do rio, e por ali se refrescar e fazer um piquenique com quitandas preparadas por Adnábia.

Gostou? Então consulte pacotes e faça sua reserva.

Contato: +55 (33) 98803-3437

Endereço:

Carlos Chagas - Comunidade Presidente Penna

Bar do Jam

Seguindo a Rota, na pequena Presidente Penna o ponto de parada é o Bar do Jam (diminutivo de Gean...). O jovem e seu pai atendem todos os dias, oferecendo bebidas, salgados e porções, mas é importante ligar antes, avisar o horário previsto de chegada e qual será a escolha do cardápio.

Contato: +55 (33) 99993-9367 / +55 (33) 99938 5450

Endereço: Avenida Olga Prates – 460 – Distrito de Presidente Pena

Carlos Chagas - Comunidade Presidente Penna

O Melhor Churrasco da Região

Dizem os carloschaguenses que o melhor churrasco de todo Vale do Mucuri só é feito na cidade, também conhecida como Capital do Boi. Para provar se a afirmação procede, confira a indicação de churrascarias da cidade e inclua no seu roteiro.

Churrascaria João Wilson

Contato: +55 (33)  3624-1763

Endereço: Av. José Ferreira Costa, 492

Churrascaria Paraíso

Contato: +55 (33) 99825-5128

Endereço: R. José Miguel Brandão, 615

Carlos Chagas - Queijos, muitos queijos

Empório dos Queijos

Viajar por Minas Gerais exige saborear excelentes queijos, e em Carlos Chagas a experiência está garantida no Empório dos Queijos, loja da marca Laticínios Mucuri. A loja oferece vários tipos de queijos, desde o clássico Minas Frescal, receitas mais elaboradas e até mesmo temperadas. Além disso, outros produtos como o doce de leite com café também vão conquistar seu paladar. Antes de encerrar a viagem, passe na Loja e leve essas delícias para casa. O local comercializa bolsas térmicas, ideais para transportar os produtos na viagem.

Contato: +55 (33) 3624-1421

TRILHAS TURISMO E EVENTOS

Operadora Oficial da Rota Bahia-Minas

Ladainha - MG

Viva experiências incríveis no vale do mucuri ⛳

Eventos Esportivos em Ladainha/MG

Credenciada no Cadastur

Selo Turismo Responsável e Seguro

Garanta sua reserva agora mesmo